segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Como Germinar Sementes

Germinação de Sementes

Como plantar a partir de sementes




Para germinar, as sementes necessitam de água, temperatura e ar (oxigênio). Não há necessidade de hormônios extras para a germinação. As sementes brotam sem luz, em uma ampla faixa de temperatura, de 21 a 32 graus Celsius. Temperaturas muito baixas ou elevadas prejudicam a germinação. Durante este processo, a cobertura protetora da semente se abre, onde já se pode ver a raiz central (radícula). Todo esse processo ocorre mediante água, temperatura e oxigênio.

Água

Submergir a semente na água permite que a umidade atravesse sua casca protetora em questões de minutos ou horas. Uma vez dentro, a umidade ativa o processo de germinação e produção de hormônios. Em poucos dias começa a surgir a radícula, de dentro pra fora. Uma vez que a semente é umedecida, a presença de umidade deve ser constante para transportar os nutrientes e hormônios e continuar assim o processo de germinação.
Para germinar a semente precisa de uma água com poucos sólidos dissolvidos (nutrientes). Nesse processo de germinação elas necessitam de até 50 ppm em sua solução. Muitos produtores utilizam água destilada, por não conter nenhum sólido dissolvido.

Temperatura

A melhor temperatura para a germinação é em torno de 24 a 26 graus Celsius. Temperaturas muito baixas atrasam a germinação, e temperaturas muito elevadas, faz com que o processo químico da semente se altere acarretando em uma má germinação.

Ar (Oxigênio)

As sementes necessitam de ar pra poder germinar. Os meios de cultivo muito úmido e encharcado barra a passagem do oxigênio e faz com que as sementes se afoguem, chegando em alguns casos ao apodrecimento. Plantar as sementes com muita profundidade também causa uma má germinação, pois pode impedir a passagem do oxigênio. A profundidade ideal para se colocar a semente é a do dobro de seu tamanho. Por exemplo, uma semente de 4mm deve ser colocada em uma profundidade de 8mm.





Germinando passo a passo.

1 - Coloque a semente em um copo com água de um dia para o outro, em media 24 horas. Essa etapa serve para acelerar o processo de germinação. Utilize se possível água destilada ou com pouco sólido dissolvidos. 

2 - Coloque o copo com a água e a semente em um lugar escuro onde possa haver oxigênio. Por exemplo, dentro de uma gaveta no guarda roupas.

3 - Após 24 horas retire a semente do copo com água e coloque em um papel toalha umedecido com água (destilada ou água mole) não muito encharcado. Coloque a semente em cima do papel toalha e coloque novamente no escuro. Apos um dia a radícula começa sair da semente e você já pode transplantá-la em meio de cultivo, célula de germinação, diretamente no solo (inerte).

4 - Em todos as etapas verifique as condições de temperatura , água e oxigênio.


Obs: Existem sementes que mesmo nas melhores condições não irão germinar. Isso acontece por diversos fatores, como: sementes velhas, imaturas, mal armazenadas entre outros.
Cuidado com papel toalha que soltam tinta, pode ser toxico para a semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário