quinta-feira, 31 de julho de 2014

Os Benefícios da Sílica

Os Benefícios da Sílica 

Problemas com suas plantas no verão ?

Problemas com as plantas? Use um pouco de Sílica.

O dióxido de silício, a Sílica, tem apresentado vários benefícios como: elevação da produtividade; maior resistência conferida à planta; regula a perda de água nas plantas; melhora a taxa de fotossíntese; aumenta a rigidez da estrutura dos tecidos; evita o acamamento pelo acúmulo de silício na cutícula da folha; não é tóxico; reduz os danos causados pela geada. Ajuda as plantas a lidar com todos os tipos de estresse, com as altas temperaturas do verão ou o frio repentino que atinge a região.

O silício absorvido pelas plantas acumula-se nas folhas formando uma barreira protetora contra o ataque de pragas e doenças, além de regular a perda de água por evapotranspiração. A razão disto é que o silício, na superfície das folhas, polimeriza e forma uma camada dura, resistente e difícil de ser penetrada pelos insetos e fungos. A quantidade de água regula a polimerização: quanto menos água disponível para as raízes, mais polimerizado fica o silício. E quanto mais água, menos polimerizado fica o silício. Quando ocorre a polimerização, as plantas ficam mais rígidas e, por consequência, mais eretas.


 Além disso, a sílica pode ajudar suas plantas a passar por uma situação tóxica, Alimentando as plantas com sílica irá ajudá-las a lidar com uma indesejável sobrecarga de nutrientes, o chamado “overfert”, a mesma coisa vale no extremo oposto do espectro, sílica ajuda as plantas a trabalhar mesmo com deficiência de nutrientes básicos.
Outra vantagem é que os silicatos (fornecedores de silício) corrigem a acidez do solo.

O silício, depois do oxigênio, é muito abundante na crosta terrestre. No solo, o silício encontra-se na forma disponível H4SiO4, o ácido monossilício. O silício é incluído como micronutriente. Muitos o consideram como um nutriente benéfico mas não essencial para as plantas. Mas pelos benefícios que apresenta, acredito que deve ser incorporado a qualquer recomendação de adubação e não ficar no esquecimento.

  

Obs: As maiorias dos produtos de sílica tendem a subir o PH da água, deixando-a bem alcalina, por isso é sempre recomendado medir os níveis de PH da água antes de regar com Sílica. 



Um comentário:

  1. Qual a dose de sílica 30c para não correr o risco de gerar overdose nas plantas? Obrigado muitíssimo.

    ResponderExcluir