domingo, 28 de julho de 2013

Co2, Temperatura & Umidade - Parte II

Co2, Temperatura & Umidade - Parte II

Capítulo 6 

Controle de temperatura

O calor gerado por múltiplas lâmpadas de descargas de alta intensidade pode criar um considerável problema para o cultivador. Pode ser a dificuldade de manter a temperatura abaixo de 27°C(80°F) sem CO2 ou abaixo de 35°C(95°F) com CO2, especialmente no verão. Há muitas soluções para o problema do calor. alguns são simples mas caros para instalar e operar, e outros são inventivos e baratos. Vamos começar pelo top de linha.

Ar condicionados

Instalar um ar condicionado é uma rápido e simples ajuste para muitos problemas gerados pelo calor. Simplesmente ponha um na janela, ajuste o ventilador na posição aberto então o CO2 transportado pelo ar é reciclado, e ajuste o termostato para 35°C. Muitos jardineiros não parecem medir os custos, considerando o benefício. Mas aquelas contas de eletricidade mensais podem se tornar problemas reais.

Uso sensível de ar condicionado

Existem alguns climas e condições onde um ar condicionado é o único jeito possível de manter a temperatura dentro dos níveis desejados. No entanto, existem um número de passos que podem ser tomados para minimizar o uso de energia elétrica. Aqui estão alguns deles:

1. Ajustar para um ciclo de luz reverso. Depois de se certificar que a sua cabine de cultivo é absolutamente a prova de entrada de luz no período as horas de luz do dia, programe as luzes para acender por volta de 9 horas da noite ( se as plantas estiverem na floração, vão apagar as 9 horas da manhã. este agendamento permite o uso do ar fresco da noite para ajudar esfriar a cabine.

2. Tente usar o ar condicionado apenas como ventilação durante a noite. Mesmo sem o compressor funcionando ou alguma troca com o ar externo, esta técnica pode ser muito efetiva em remover um pouco do calor pelo ar.

3. Aumente a frequencia de ciclos de exaustão/injeçaõ. Por exemplo, um jardineiro que regularmente faz a exaustão por sete minutos em cada hora percebeu que seu ar condicionado de 20 em 20 minutos alternava com o último ciclo de exaustão. O ar condicionado ficou ligando e desligando até o próximo ciclo de exaustão. simplesmente mudando para tres ciclos curtos de injeção/exaustão em uma hora.( e a noite ciclo ligado), o cultivador estava apto a manter a temperatura baixa o suficiente para o ar condicionado não precisar ligar mais. embora a quantidade de CO2 tivesse triplicado, a economia com eletricidade foi considerada compensadora em relação aos custos e esforços do CO2 extra.

4. Aumentar a circulação interna para uma ventania virtual com ventiladores potentes(adicione telas e hastes de sustentação às plantas se necessário mante-las na verticalidade. A sustentação adicional pode ser tambem necessária na fase de floração.). Preste atençaõ a circulação de ar vertical(do chão ao teto).

5. considere extrair o ar de um local mais fresco. em uma casa de dois andares, o primeiro pavimento permanece muito mais frio durante o dia que o andar de cima. O porão ou espaço vazio embaixo da casa tem o ar mais frio de todos.. Uma parede que fica constantemente na sombra de árvores proverá mais ar frio que um respiradouro abaixo do telhado de um lado da casa com contante luz do sol.

6. Um cultivador fez uma rede de 4 canos de uma polegada e captou o ar que entra no cabine do seu porão. o ar era 6°C mais frio que na captação. (certifique-se de telar a captação para prevenir a entrada de pragas e outros. Pode haver tambem um problema com fungos com este arranjo.

Ventiladores úmidos

Um ventilador úmido é um nome para um ventilador eveporativo. Este é um dispositivo que refrigera o ar pela circulação de água por espumas e extrai um volume grande de ar através das espumas molhadas. O efeito da evaporação retira bastante calor do ar. O problema é que um pouco de água é lançado no ar.
Ventiladores úmidos funcionam melhor em climas secos, onde eles são mais frequentemente usados em vez de ar condicionados. Em áreas secas a umidade ocasionalmente permanece baixa durante os meses quentes. O ar fresco que vem do ventilador úmido pode ter umidade baixa.

Ar condicionado "quebrado"

Um ar condicionado com o compressor quebrado ou desconectado pode ainda ser um benefício considerável para o cultivador em uma situação de excesso de calor.
o ar morno de sua estufa é circulado através dos aletas do aparelho de ar condicionado. Como uma operação normal mas sem o compressor operando. embora as aletas do ar condicionado não resfriem tanto quanto com o compressor come-energia está operando, o ar externo mantem eles mais frio que o ar da cabine, que é circulado através deles, e eles removem uma boa parte do calor do ar. Por operar o ar condicionado em circulação, nenhum CO2 é perdido para o ar externo.
a efetividade deste método tem sido demonstrada por um espaço de 180 pés cúbicos funcionando com 2 lampadas horizontais de 1000Watt(os reatores foram colocados em outro quarto, sem aumentar a temp em sua cabine.) mesmo localizado em uma área árida da california, sómente o ventilador do ar condicionado funcionava. Isto foi durante o ciclo claro, em um apartamento de dois andares, durante os meses do verão.

Condicionamento controlado

O conceito de ar condicionado quebrado pode funcionar bem em uma situação onde o ar condicionado está localizado a alguma distancia da estufa de cultivo. Em um caso paricular, a câmara de crescimento era um pequeno cubículo construído na parede da escada interna de um apartamento. O ar condicionado estava posicionado na janela de uma maneira normal,e um cercado de madeira foi feito para a parte dianteira dele. Um duto de 10cm foi usado para direcionar o ar do ar condicionado para a cabine que estava cerca de 2 metros de distância. a única força fornecida foi um pequeno ventilador gaiola de esquilo(squirrel cage fan), o qual provocou um deslocamento positivo através das aletas. A temperatura normalmente caiu 10°C depois que o ar passou pelo cooler.

Capítulo 7

Controle de umidade

muitos jardineiros estão aptos a ganhar a luta contra a umidade sem recorrer a um desumidificador elétrico. Um desumidificador é algo como um ar condicionado em operação. Simplesmente ligue-o, configure na faixa desejada máxima de umidade no umidistato, e o aparelho ligará e secará o ar quando a umidade excede a faixa limite.
Muito simples e barato mas caro para operar se for necessário tempo integral.
Entretanto, eles trabalham bem rápido e só ficam ligados por alguns minutos por hora. Alem disso, existem um grande número de técnicas que podem ser usadas para baixar a umidade antes de apelar para um desumidificador.

1. Aumente a frequencia e/ou duração dos ciclos de ventilação e o tamanho dos ventiladores e exaustores. Presumindo que a umidade é mais baixa do lado de fora do quarto de cultivo do que dentro, simplesmente troque o ar mais frequentemente, antes que tenha a chance de acumular umidade extra. (nota: podem haver tempos e condições climáticas onde o inverso desta prática possa baixar a umidade). Quando as plantas estão pequenas - comparada ao pé cúbico disponível de espaço no grow - e o ar de fora é rico em umidade, poucos ciclos da exaustão podem abaixar a umidade total. Isto é devido à ação do calor/secagem das luzes.)

2. Aumente a circulação interna. Frequentemente, em espaços com alta ou baixa umidade que são causadas porque uma área está recebendo inadequada circulação Estes são normalmente causados em plantas crescendo com copas, causando dois ou mais microclimas no grow. O ar em cima da copa verde é aquecido e seco pelas luzes, mas o ar abaixo das copa fica relativamente mais frio e mais úmido. Jardineiros frequentemente colocam o seu mais potente ventilador acima da copa, para prevenir que o calor das luzes queimem as plantas. A área abaixo da copa é frequentemente ignorada.
O problema pode ser remediado soprando ar embaixo da copa, na parte de cima dos vasos, placas ou cubos, com potentes ventiladores oscilantes. O movimento rápido do ar tambem previne a formação de fungos e matéria decomposta. O circulador de ar vertical descrito em algum lugar neste livro tambem ajuda.
Alguns Jardineiros mantem a circulação interna como se fosse um vendaval virtual para eliminar os problemas problemas relacionados com calor e umidade. Alguem pode pensar que como a estufa é um ambiente fechado, aumentando a circulação de ar acima dos níveis moderados não faria nada para resolver os problemas. Errado! De uma chance antes de gastar um dinheirão comprando e operando um desumidificador.

3. Tente puxar o ar de um lugar diferente. O ar de dentro de uma casa mais quente ou fria normalmente contem menos umidade que o ar externo. Mudando o ponto de captação de ar para a sala de estar em vez do pátio externo pode diminuir bastante a umidade. O ar tambem pode ter a vantagem de ter mais CO2 produzido pelas pessoas e animais domésticos.
O ar externo pode tambem prover de diferentes níveis de umidade. Uma área aberta com luz direta do sol terá normalmente menores níveis de umidade que de uma área sombreada e coberta por várias árvores.
Ar captado do sótão é normalmente menos úmido que o ar do porão. o ar captado da lareira ou de onde funcionem fornos podem vir ressecados. Há uma troca, certamente, já que o ar é provavelmente bastante quente.

Melhores localizações

A localização da câmara de crescimento na casa ou apartamento pode ter um considerável efeito no controle de temperatura e umidade. Um porão relativamente seco é normalmente o melhor local. A temperatura da parede do sótão pode ceder calor no inverno e frio no verão.
Uma casa bem isolada(térmicamente) retem o calor do dia após o sol se pôr, e permanece consideravelmente mais fresco que o ar externo durante o dia. Este pode ser um grande fator para determinar quando ou não um caro ar condicionado deve ser instalado.
A falta de isolação térmica em um sótão ventilado ou em uma construção externa, pode tambem ser feita proveitosamente. Usando um ciclo de luz invertido(luzes ligadas à noite e desligadas durante as horas de calor solar), os efeitos das flutuações de temperatura podem ser diminuidos.
Alguns resultados de pesquisas indicam que plantas crescendo usando um ciclo de luz aceso à noite e desligado pela manhã produz plantas mais coompactadas. O fluxo de ar que entra pode ser usado para condicionar a temperatura do recinto. Por exemplo, um recinto para o grow no segundo andar de uma casa bem isolada, pode usar ar captado de uma sala de estar no andar de baixo, especialmente se a casa está em área de clima quente. O ar na sala de estar pode ser 5 a 10°C mais frio que o ar externo durante o dia. O ar do andar de baixo tambem é muito mais fresco que o ar do andar de cima. 

Capítulo 8

Produzindo CO2

existem muitos métodos de produzir CO2 para o seu jardim. Alguns são bastante simples e baratos, e outros requerem equipamentos mais complicados.
Pessoas que tem trabalhado com diferentes métodos de injeção de CO2 dizem que um sistema com ciclo de injeção automatizado, e ventilação integrada, é a única fórmula do sucesso. Dando luz adequada e outros fatores que são necessários para o crescimento saudável sem CO2. Naõ há investimento de mais sucesso que intalar um bom sistema de injeção.

Determinando o total de CO2 a ser injetado na cabine

O primeiro passo é determinar a capacidade ou tamanho do grow em pés cúbicos. Meça o comprimento, largura e altura do grow. Um grow de 10x10 com 8 pés de altura tem 800 pés cúbicos.
Determinar o total de CO2 que pode ser injetadO de CO2 no grow para se ter a concentração de 1500 ppm é feita multiplicando o número de pés cúbicos na sala por 0,0015.

800 x 0,0015 = 1,2

1,2 pés cúbicos de CO2 é requerido para enriquecer o ar no quarto para se ter os desejados 1500 ppm de CO2

CO2 Máximo

O valor de 1500 ppm é o que é mais recomendado na literatura como sendo o ideal. alguns experts fixam o ideal em 2000 ppm, e uns poucos pesquisadores que obtiveram excelentes resultados com uma planta dinamarquesa usando só 1300 ppm.
O autor deste livro sente que 1500 ppm é um valor bom em geral. Talvez algumas espécies de crescimento rápido possa se beneficiar com mais CO2. 2000 0u até 2500 pode não ser demais para algumas espécies.
Lembre-se que a planta precisa mais água e nutrientes quando os níveis de CO2 aumentam e o crescimewnto da planta dispara.. uma planta que transpira 100 ml diariamente usará em torno de 200 ml ou mais com, enriquecimento de CO2.

Capítulo 9

Injeção de CO2 e controles ambientais

Recentemente vários fabricantes lançaram equipamentos que permitem controle extremamente fino da maioria dos controles ambientais em um ambiente de cultivoindoor de alto nível. Estes sistemas que automaticamente monitoram a temperatura e umidade, e ligam o exaustor, ar condicionado ou desumidificador quando a temperatura ou umidade excede os limites pré-estabelecidos.
Após o ciclo de exaustão ser completado, o ventilador para e a quantidade necessária de CO2 é injetada no ar. A injeção é facilitada por um pequeno timer que abre a válvula solenóide e emite CO2 por um determinado número de segundos.

O equipamento permanece desligado até quando uma de tres coisas acontecerem:

1. A temperatura sobe acima do limite pré-determinado,
2. A umidade sobe acima do limite pré-determinado ou,
3. O tempo ajustado é completado e o timer inicia outro ciclo.

Injeção periódica de CO2

alguns sistemas de injeção de CO2 possuem um sistema de exaustão integrado. O exaustor é necessário para remover o ar quente e trocá-lo por ar limpo e fresco do ambiente externo antes da injeção de CO2 adicional no grow. O sistema funciona assim:

1. O timer faz ciclos de uma hora, fazendo o mecanismo mudar o interruptor para ligado e desligado, controlando minuto a minuto. O timer é normalmente ajustado para ligar o exaustor por um certo número de minutos, uma duas ou tres vezes em uma hora.
2. Depois que o exaustor faz a exaustão do ar no grow e trocado ele por ar externo fresco e limpo, o CO2 é injetado no ar na quantidade adequada para trazer os níveis de CO2 ao ideal. O timer de CO2 determina a quantidade de tempo que a válvula de saída de CO2 permanece aberta, usualmente medida em segundos.
3. O regulador mostra a pressão do gás no tanque e a vazão em pés cúbicos por minuto que o gás é injetado quando a válvula solenóide está aberta. Evacuação! Ciclos de injeção.

Existem um número de razões do porque cultivadores escolhem diferente períodos de tempo entre os ciclos do processo de evacuação/injeção. O exaustor faz bem mais do que mudar o ar para eliminar a deficiência por CO2. Iluminação artificial frequentemente causam problemas com calor. Mudando periodicamente o ar quente por ar fresco ajuda a manter o calor em limitees aceitáveis. Ainda, plantas transpiram água através de suas folhas no ar durante o processo de crescimento. Isto faz subir a umidade, que pode também fazer o ambiente ficar suscetível a aprodecimento e ataque de fungos, bem como causam perdas ou crescimento defeituoso.
Dependendo da localização, estação, posicionamento da câmara na casa, e outros fatores, a temperatura e umidade mudam todos os dias. em muitos casos, simplesmente mudar o ar e reinjetando o CO2 pode resolver o problema com o aumento da temperatura e umidade. isto é porque ar quente e umido que causa o problema no recinto é trocado por ar externo fresco e mais seco.
Mudanças sazonais no clima frequentemente resultam em alterações no tempo entre ciclos de evacuação/injeção. Por exemplo, como a temperatura sobe no verão, ciclos mais frequentes são necessários porque o ar sendo ventilado dentro da câmara é consideravelmente mais quente a principio, e consequentemente aumenta mais rapidamente ao ponto onde a temperatura é inapropriadamente alta. Em alguns locais, mais ciclos podem ser aplicados na estação de inverno chuvoso, porque o ar ventilado dentro do recinto contem mais umidade.

Tubulação e dispersão de CO2

CO2 deve ser introduzido no grow na maneira correta para fazer seu trabalho corretamente. Alguns fabricantes de equipamentos recomendam um tubo perfurado amarrado ao teto, com pequenos furos para deixar o CO2 cair sobre as plantas. Isto é uma obrigação em um jardim com inadequada circulação interna, mas o CO2 provavelmente não fará muito pelo seu cultivo nessas circunstancias. O CO2 cai rapidamente ao piso da cabine e escapa pelas frestas em da cabine com circulação interna ineficiente.
Ventiladores oscilantes grandes e resistentes são a solução. Voce só não pode ter muto ar soprando no interior da câmara de crescimento, tanto acima quanto abaixo da copa das plantas.

Tanques de CO2

Um tanque de CO2 pode ser um monstro. Até os pequenos podem ser pequenos monstros! porque? porque eles pesam bem mais do que as pessoas imaginam..., especialmente se vc tiver na metade da subida de um lance de escadas.
Os tanques menores conhecidos são os cilindros de CO2 de 2O libras(9 kg). Isso é porque eles armazenam 9 kg de gas CO2. mas não deixe a nomenclatura enganar você. Um cilindro de aço de 9 kg pesa na verdade em torno de 23 kg quando cheio. Um tanque cheio de 50 libras(23 kg) pesa em torno de 77kg.
Tanques podem ser encontrados para compra ou aluguel em lojas de suprimentos para soldagem. nesses lugares que os tanques são reabastecidos.(normalmente o tanque vazio é trocado por um cheio).
Tanques de CO2 são regularmente usados por soldadores, bares e pessoas com cervejarias caseiras. Sempre proteja a válvula de ser batida ou danificada em um acidente de trabalho. Sempre prenda o tanque à parede em uma posição vertical evitando acidentes.

Regulador de congelamento

Gás é extremamente frio quando sai do tanque. Um pequeno jato pode causar danos a pele e olhos. Tome cuidado!
Na ânsia de fornecer CO2 para as plantas em espera, muitos cultivadores ajustam o regulador para uma taxa de fluxo que pode causar congelamento ao regulador . Isto pode acontecer a qualquer vazão acima de 20 CFH(Pé cúbico por hora). Reguladores especiais aquecidos estão disponíveis para quem tem uma área grande ou falta de paciência.

Determinando o tempo de injeção de CO2

A 20 CFH, cada minuto de CO2 lançado dá um terco de 1 pé cúbico de CO2.

Vantagens da injeção

1. A injeção periódica de CO2 é bem limpa.
2. Controle preciso dos níveis de CO2 é fácil..
3. A injeção não aumenta a temperatura ou umidade
4. Quando injetado em um ventilador poderoso ou através de um tubo perfurado suspenso no teto, o CO2 é facilmente disperso pela área inteira do grow.
5. Não há perigo de chama, calor ou gás inflamável

Desvantagem da injeção

1. Um sistema de injeção requer manuseio de pesados tanques que podem sair do grow diversas vezes em períodos regulares para reabastecimento.
2. O custo é alto para os equipamentos iniciais, muito baixo para o CO2 por ele mesmo(comparado com outros métodos).
3. Um perigo bem rápido está presente no dano da valvula causando ao tanque que se torne um projetil poderoso incontrolado, reforçado por escape de gás acima de 1000 libras por pé quadrado.
4. Outro perigo imediato (embora provavelmente mais provável de acontecer que o cenário prévio) é o deslocamento de ar que pode acontecer no evento de injeção rápida de todo o CO2 de um tanque dentro de uma área fechada. Tanto plantas como humanos podem perecer neste evento. Não porque o CO2 seja um gás venenoso, o que não é, mas porque o CO2 pode deslocar o oxigênio da área, causando asfixia, ou morte por falta de oxigênio.
O autor desse livro foi quase asfixiado enquanto operava uma máquina que era acionada por injeção de CO2, causando um acúmulo lendo e progressivo de CO2 no quarto, gradualmente deslocando o oxigênio.
Sintomas de asfixia aparecem lentamente. Eles começam uma sensação de sono e letargia, e pode ser seguido de um desejo de deitar para uma soneca. Não há nenhum sinal de perigo nos pulmões. Se vc se sentir assim na sua câmara de cultivo, saia dali imediatamente! Confira seu equipamento por algum sinal de mal funcionamento mais terde.

Enviado por:   positive vibration

Um comentário: