segunda-feira, 22 de julho de 2013

Co2, Temperatura & Umidade - Parte I

Parte I
Co2, Temperatura & Umidade - Parte I



Índice

introdução: CO2 o aliado invisível
Capítulo 1: Deficiência de CO2
Capítulo 2: Medindo o CO2 transportado no ar
Capítulo 3: Antes de começar
Capítulo 4: Circulação de ar e ventilação
Capítulo 5: Monitorando temperatura e umidade
Capítulo 6: Controle de temperatura
Capítulo 7: Controle de umidade
Capítulo 8: Produzindo CO2
Capítulo 9: Injeção de CO2 e controles ambientais
Capítulo 10: Geradores de combustão CO2
Capítulo 11: Produzindo CO2 através de fermentação
Capítulo 12: Gelo seco
Capítulo 13: Água seltzer(água com gás)
Capítulo 14: o método de geração Ácido/base
Capítulo 15: Métodos estranhos e exóticos de produzir CO2 e aplicações
Capítulo 16: Exaustão e controle de odor


Introdução: CO2 o aliado invisível

30 a 40 % de acréscimo na taxa de crescimento

De todos os métodos tecnológicos de aumento no crescimento disponíveis para o pequeno e grande produtor, a adição de CO2 é provavelmente o mais rápido, simples e o mais seguro procedimento único que pode ser usado.
O aumento da taxa de crescimento da ordem de 30 a 40 % é típico de áreas de cultivo com elevados níveis de CO2.

Porque CO2 ajuda?

A fotossíntese é o processo no qual a planta "inala" CO2 do ar e o combina com água, usando energia luminosa para produzir açúcar e oxigênio.
Um adequado suprimento de CO2 é necessário para as plantas realizarem a fotossíntese. Uma planta irá usar rapidamente o CO2 em volta dela. Já que uma planta não consegue sair por aí procurando por ar fresco, se nada é feito para mover o ar, a planta irá sofrer por deficiência de CO2 e irá parar de produzir o açúcar necessário para energia e crescimento. Se o ar é movido por um ventilador ou outros meios de ventilação, a planta tem muito mais CO2 disponível para ela, e irá crescer mais vigorosamente. Se, alem de mover o ar, o CO2 for adicionado em grandes quantidades, a planta irá responder com um enorme acréscimo.

Capitulo 1

Deficiência de CO2

Muitos produtores falham em entender a importância do CO2.
Em uma área fechada, as plantas ao crescer, consomem rapidamente o CO2 no ambiente e o substitui por O2. Quando a planta consome em torno de um terço do CO2, o que não leva muito tempo se as plantas forem grandes ou estiverem em fase de crescimento rápido, o crescimento da planta virtualmente para. A situação se torna mais séria em áreas sem nenhuma circulação interna, como um ventilador por exemplo. Isto acontece por causa de um micro clima que se forma em volta das folhas. A pequena área diretamente em torna das folhas rapidamente apresenta deficiência por CO2. Mesmo que possa haver níveis adequados de CO2 a algumas polegadas das plantas, as folhas por si só, não estão em contato direto com o ar contendo CO2 suficiente.
A reposição de CO2 é necessária mesmo em um recinto com boa circulação interna. Um quarto fechado cheio de plantas saudáveis pode usar todo o CO2 disponível em menos de uma hora. Um quarto grande com pequenos clones e mudas não usam todo o CO2 tão rápido, mas o CO2 precisa ser reposto.

Capítulo 2

Medindo o CO2 transportado no ar

CO2 é calculado e medido em partes por milhão - ppm. O ar do campo contem em torno de 300 ppm. O ar da cidade contem em torno de 400 ppm. Muitos pesquisadores indicam que o nível ideal para máxima taxa de crescimento é em torno de 1500 ppm, ou cinco vezes o total de CO2 encontrado no ar fresco.

Medidor de CO2

O autor fala de um kit teste adquirido pelo próprio. O tubo de vidro que realiza o teste só serve para um único teste e gira em torno de 7,50 dólares. Este é um pequeno preço a pagar pelos benefícios que vem com a adição de CO2, não importando o tamanho do jardim

Usando o Kit de CO2
Nesse tópico o autor descreve como usar especificamente o equipamento que ele usa.

1. Posicione o pequeno pedaço de tubo plástico flexível na extremidade da seringa plástica.
2. pegue com cuidado cada extremidade do tubo de vidro
3. empurre o embolo da seringa até o final para retirar todo o ar da mesma.
4. Puxe de volta o embolo até a marca de 100cc (100ml) com ar para ser testado.
5. Posicione o tubo de vidro na extremidade aberta do tubo flexível.
6. Empurre firmemente o embolo e devagar force o ar através do tubo de vidro. O processo inteiro deve levar 1 minuto.
7. Note o pó branco no tubo muda de cor (termina com aspecto vermelho ou azul).
8. Quando todo o ar na seringa tiver sido forçado através do tubo de vidro, o nível de CO2 é indicado pela comparação com a escala colorida no tubo indicador.

Capítulo 3

Antes de começar

Antes de escolher o sistema de produção de CO2 para o prazer do seu jardim, tenha em mente que CO2 é somente um dos muitos interdependentes fatores de melhoramento no crescimento. Se algum desses fatores é esquecido ou ignorado, todos os seus esforços com CO2 serão desperdiçados. Estes fatores são:
1. Ventilação
2. Temperatura
3. Umidade

Capítulo 4

Circulação de ar e ventilação

Se o CO2 é injetado dentro de uma câmara sem circulação interna, ele imediatamente desce ao fundo e fica lá ou escapa pelas frestas da porta ou outras aberturas. Até com circulação de ar moderada, tipo com um mini-ventilador, o CO2 estaciona e não chegam as folhas

Vários ventiladores

A chave para manter o nível de CO2 uniforme em todo a área de cultivo encontra-se na circulação interna. Bastante simples, os jardins de maiores sucessos são os que têm mais ventiladores. Plantas parecem se beneficiar da constante dose de CO2 no ar circulante. Em adição ao CO2 fresco, o constante movimento causa a planta rasgos minúsculo no tecido. A recuperação da planta serve para dar forma a um sistema muito mais forte da haste(tronco), que será importante quando chega a hora de suportar o peso dos camarões que resultam do cultivo high-tech. Alguns cultivadores usam sistema de ventilação dupla. Ventiladores eficientes oscilantes são posicionados acima do pálio formado pelas plantas, e um segundo sistema de ventiladores é colocado abaixo desse pálio,ventilando os galhos mais baixos, e os vasos, placas, cubos ou outro meio hidropônico ou sistema de suporte.

Ventilação de ar vertical

ventilando ar verticalmente ajuda dispersar o CO2 uniformemente e previne flat spots(microclimas) dentro da câmara de cultivo. Isto também ajuda a prevenir pragas e fungos. O ar frio de baixo é bombeado para cima das lâmpadas quentes, abaixando a temperatura da estufa.

Ventilação e troca de ar

Mesmo quando a ventilação é adicionada de CO2 é necessário remover os resíduos criados pelas plantas transportados pelo ar. Isso inclui hormônios e outras químicas da planta.

princípios de ventilação

Assumindo que o CO2 já é suplementado para as plantas, periódicas evacuações rápidas são desejáveis para realizar a troca de ar o mais rápido possível. Se o COS não é suplementado, ventile muito mais.

Gaiolas de esquilo

Embora haja algumas aplicações temporárias que trabalham razoavelmente bem, é difícil vencer uma gaiola do esquilo(tipo de ventilador) ou um ventilador protegido de pólo. Os modelos na região de 200 CFM(pés cúbicos por minuto) são relativamente baratos(visão de preços do autor em relação ao país dele) e funcionam em câmaras de cultivo em armários feito sob medida.

O blower (ventilador caracol) de 465 CFM é provavelmente o mais popular já vendido. Usualmente custa menos de 100 dolares (visão dele) para um sistema de exaustão seguro e confiável.
Uma bomba de ar com capacidade de aproximadamente 980CFM irá retirar todo o ar de uma câmara de 10pésx10pésx10pés em torno de um minuto. Entretanto, o ar que entra mistura com o ar que está sendo expulso, assim em um minuto de operação resulta na retirada de 50% do ar velho. Um ciclo de tres minutos mudaria quase todo o ar. Os mais eficientes jardins utilizam dois ventiladores - um para bombear ar fresco e um para remover o ar velho. Este método move o ar muito rapidamente. Muitos experts concordam que dois blowers de 465 CFM operados desta maneira provavelmente faça um trabalho melhor que um 980 sozinho. Uma consideração que os cultivadores principiantes frequentemente negligenciam quando instalam um ventilador pela primeira vez é o fator barulho/vibração. Embora o ruído do ventilador seja baixo, ele opera numa alta taxa de velocidade e com um pouco de força centrífuga. Se preso diretamente ao teto ou parede, o ventilador pode ter uma súbita vibração que vibraria na casa inteira por cinco minutos por hora, bem como um relógio cuco.
Uma das maneiras de reduzir a vibração é montar o ventilador em uma peça de compensado, e pendure o ventilador há uma distancia do teto ou parede para a vibração não irradiar. Um duto flexível é montado para bombear o ar exaurido para cima do teto(como uma chaminé).

Capítulo 5

Monitorando temperatura e umidade

Jardineiros monitoram calor e umidade usando termômetros para medir temperatura e higrômetros para medir a umidade relativa do ar. Os valores desejáveis são:

Temperatura: A melhor região é abaixo 35°C e acima de 29°C(85-95 °F) com injeção de CO2. Alguns experimentos indicam que o máximo de taxa de crescimento ocorre em torno de 35°C(95°F) a 1500 ppm de CO2. Há outros experimentos que indicam que adição de CO2 não faz muito pela taxa de crescimento em temperaturas abaixo de 24°C(75°F). Também é reconhecida como uma boa prática manter a temperatura abaixo de 29°C(85°F) se o ar ambiente está sendo usado sem suprimento de CO2.

Umidade: Na literatura, é frequentemente dito que o produtor deve manter a umidade relativa acima de 40% e abaixo de 65%.

O ponto de 65% é bom em geral, mas problemas podem ainda ocorrer em cinquenta e tal ou sessenta e poucos porcento. A maioria dos fungos param o crescimento quando os níveis de umidade estão baixos e quando há constante circulação interna e ventiladores oscilantes potentes.
Jardineiros as vezes negligenciam o aumento da umidade durante o período escuro. Alguns jardineiros têm seus ventiladores configurados no mesmo timer das luzes. Entretanto essa é a hora que os fungos gostam mais de crescer. Para prevenir ataques, os ventiladores deveriam estar ligados durante as horas escuras para prevenir.
Alguns jardineiros usam um pequeno aquecedor para manter a temperatura mais quente e a umidade ficar baixa durante o período de luzes desligadas. Um desumidificador serve para ambos os propósitos, aumentando a temperatura e baixando a umidade. Quando a temperatura cai, a umidade relativa sobe. Ar quente pode reter mais água que o ar frio. A mesma quantidade de água dissolvida em ar frio cria uma umidade maior que quando dissolvida em ar quente. um regulador automático de CO2 operando um blower ou desumidificador pode ser deixado ligado durante o período escuro. Uma câmara de cultivo bem equipada com alguns higrômetros e termômetros permite que o cultivador observe as condições dentro da estufa durante o período escuro, sem interromper o período no escuro. 

Enviado por:   positive vibration

Nenhum comentário:

Postar um comentário