quarta-feira, 22 de julho de 2015

Obtenha o Melhor da Hidroponia

OS MELHORES RESULTADOS CULTIVANDO EM HIDROPONIA

Hoje em dia no mundo tudo tem uma grande variedade de sistemas hidropônicos, os mais comuns ou conhecidos sistemas ativos são o NFT, Ebb &Flow, Drip Irrigation ou Aeroponics. Neste primeiro artigo vamos começar explicando as vantagens, modos de uso e tipos de funciones de um dos nossos sistemas favoritos o Wilma System da Atami, poderíamos dizer que este sistema é o Rolls-Royce da hidroponia por sua grande qualidade, versatilidade e flexibilidade já que no mesmo sistema podemos optar por diferentes opções de funcionamento.

O que é o Wilma System?
O Wilma System é um sistema hidropônico ativo que oferece a precisão e o controle da alimentação hidroponica combinados com a flexibilidade do crescimento em vasos de diferentes volumes e da possibilidade de ter as plantas individualizadas com a opção de puder realizar rotações com elas, etc. Inspirado nos DRIP IRRIGATION SYSTEM ou sistemas de irrigação por gotejamento (gota-a-gota) o Wilma System é um dos  sistema mais versátil do mercado.

Os vasos são colocados numa bandeja de sustentação apoiada sobre o tanque de nutrientes, conseguindo que a solução nutritiva seja entregue a cada planta através de um gotejador individual para cada vaso. Deste modo poupa horas de trabalho e automatiza o sistema de irrigação. O Wilma System oferece flexibilidade para ser usado como um sistema de irrigação fechado com um tanque para drenagem livre ou como um sistema de recirculação, na tubulação principal do sistema temos um registro que nós possibilita as duas funções, alem que também nós permite controlar o vazamento dos gotejadores aumentando ou diminuindo. Senão quiser utilizar todos os vasos fornecidos com o sistema, simplesmente remova aqueles que não vai utilizar.

Há uma escolha de cinco tamanhos e cada um é fornecido com um conjunto de gotejadores que os tornam compatíveis com diferentes tipos de substratos, portanto, precisaremos usar o sistema de gotejamento mais indicado para cada meio de cultivo, o sistema nós possibilita estas duas opções:



Os gotejadores para inundação (cor azul): estes gotejadores são indicados para cultivar num meio de drenagem livre como a argila expandida, perlita, vermiculita ou similares.
Os gotejadores em flecha ou espeto (cor preto): estes gotejadores são indicados para cultivar num meio de cultivo absorvente como a terra, turfas (peat moos), lã de rocha (mapito), fibra de coco ou similares.

Por que o Wilma System produz grandes resultados?
O fornecimento continua ou frequente de solução nutritiva significa uma maior absorção de água e nutrientes por parte das plantas.
Na hidroponia ativa as raízes não dependem da ação capilar do meio de cultivo.
Com este sistema conseguimos que na área de drenagem livre, as raízes não sofram com a acumulação excessiva de sais ou nutrientes saturados.

Por que optar por Wilma System?
Rendimentos maiores - As plantas absorvem mais água e nutrientes do que em cultivos com rega manual que são irrigados com pouca frequência ou em horários inapropriados.
Mais escolha - Pode cultivar com diferentes tipos de substratos, tais como: terra, fibra de coco, turfa (peat moos), argila expandida ou lã de rocha (mapito). O sistema contem gotejadores adequados para cada meio de cultivo.
Menos problemas - Precisa de menos manutenção que a maioria dos sistemas hidropônicos que tem no mercado hoje em dia.
Flexibilidade - Os vasos Wilma são independentes uns dos outros e as plantas podem ser movimentadas em rotações ou substituídas. Use um temporizador para aumentar
o numero de irrigações consoante ao estágio da planta.
Confiabilidade - O Wilma System tem um design antivazamento de confiança. Os vasos Wilma encaixam perfeitamente nos espaços da bandeja, que por sua vez ficam sobre um reservatório reduzindo a hipótese de vazamento ou inundação no seu espaço de cultivo.
A instalação é muito simples e a irrigação automática poupa horas de trabalho.
Drenagem excelente qualquer que seja o meio de cultivo e substrato usado.
Acesso fácil à bomba e ao reservatório para a manutenção e monitorizarão da solução nutritiva.
Vasos reutilizáveis de alta qualidade e de tamanho ideal.
O sistema de sustentação dos vasos sobre o próprio reservatório reduz extremamente a possibilidade de vazamento. 

Vem com uma seleção de gotejadores apropriados para todos os meios de cultivo.
Cultive 4, 8, 10, 16 ou 20 plantas podendo realizar rotações, intercâmbios, etc.



Quando acrescentar água no seu Cultivo Hidropônico? 
Prepare a solução nutritiva no tanque para as plantas e acrescente água cada 2 ou 3 dias quando os níveis de EC aumentarem. 
A manutenção é muito simples, basta conferir e estabilizar os níveis de pH e EC diariamente para obter melhores resultados. 
Troque a água e limpe o tanque a cada duas semanas.
Acesso é fácil à bomba e ao reservatório para a manutenção da solução nutritiva. 
INUNDAÇÕES E IRRIGAÇÕES NO CULTIVO HIDROPÔNICO
Recomendamos utilizar o Wilma System com um temporizador digital ou analógico.
Tempos de funcionamento:
Para plantas jovens: recomendamos entre uma e duas inundações diárias, caso use o gotejador para inundação (cor azul). Com o gotejador para absorção (cor preto) recomendamos realizar no mínimo três irrigações diárias, em ambos os casos observando o crescimento das plantas para ajustar a quantidade de rega necessária. 
Para plantas adultas: O tempo máximo para as inundações ou irrigações será um período de 10-15 minutos por cada hora durante as horas diurnas.
* O clima, umidade, temperatura, estação do ano ou região do pais  podem modificar a necessidade de rega. 

Transplante ao Wilma System 
Depois do transplante adicione nutrientes á metade da dosagem recomendada pelo fabricante. Este passo é importante já que é melhor fornecer as mudas na primeira semana após o transplante a metade da concentração do fertilizante para potencializar o desenvolvimento do sistema radicular. 
Montagem Wilma System é muito simples:
1 - Coloque o tanque/reservatório numa superfície nivelada e a bandeja de suporte sobre o tanque, com a drenagem no lado de mais fácil acesso.
2 - Fixe a bomba em seu lugar e acople o tubo de fornecimento à saída da bomba.
3 - Encaixe as peças da tubulação principal e a secundaria (micro-tubos).
4 - Fixe o gotejador ao micro-tubo e este á tubulação principal onde já tem o adaptador.
5 - Selecione o gotejador indicado para seu meio de cultivo (o Kit contem dois tipos):Se você utiliza argila expandida, perlita ou vermiculita selecione o gotejador para inundação (cor azul).Para substratos como fibra de coco, terra ou tufa use o gotejador para absorção (cor preto).
6 - Encha o depósito com água, coloque os vasos sobre a bandeja e enche estes com o substrato escolhido. 
Autor: Mr. Hydro

terça-feira, 21 de julho de 2015

Prevenção Contra Pragas e Enfermidades

A PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR REMÉDIO 

Os insetos, ácaros e larvas circulam entre os nossos jardins para comer e se reproduzir. Ao ar livre eles vivem onde podem. Em um jardim indoor, eles se instalam em qualquer lugar possível. Os fungos sempre estão presentes no ar e porem ser trazidas de com uma planta infectada ou através do ar. Os fungos por sua vez somente sobrevivem e crescem em ambiente climáticos adequados para sua reprodução. As enfermidades, pragas e fungos porem crescer de forma rápida e descontrolada, entretanto, podem ser prevenidas com medidas extremas para controlar e evitar tais situações.



Prevenção

A limpeza é a chave para a prevenção contra insetos e fungos. O quarto de cultivo deve estar totalmente fechado para poder controlar seu interior. Mantem limpo o solo, retire todos os resíduos da superfície da terra. Os insetos e fungos gostam de se abrigarem em cantos escuros, úmidos e de baixo de folhas mortas em decomposição. Os cultivadores e as ferramentas podem transportar muitas pragas microscópicas, fungos e enfermidades para dentro do seu jardim. Isso não quer dizer que tenha que esterilizar tudo, da forma como acontece em um hospital, mas deveria. Sabe-se que muitas das pragas e fungos passam de planta para planta através das ferramentas, pois eles podem sobrevierem durante semanas até poder encontrar outra planta e continuar sua reprodução. Procure sempre desinfetar as ferramentas, mergulhe suas ferramentas em água quente, utilize álcool e sabão sempre que necessário.



A higiene pessoal também é um fator importante a ser considerado. Lave as mãos, troque de roupa sempre que for entram em seu jardim e após manejar plantas enfermas. Por exemplo: se você visitar um jardim que esteja com aranhas roxas, mesmo depois de algumas horas você pode voltar para o seu jardim carregando algumas dezenas delas. Isso acontece mesmo você lavando as mãos, trocando a camisa, sendo que essas aranhas se esconde em seu sapato meia calca entre outros objetos.
As pragas atacam primeiro as plantas mais fracas e enfermas. As plantas fortes tendem a crescerem mais depressa e sem estender-se às pragas e enfermidades.



A circulação forcada de ar faz com que as pragas tenhas mais dificuldades para sobreviver. Elas odeiam o vento porque se torna difícil se manter nas folhas e ir contra a trajetória do vento. Os fungos também encontram pouco tempo para se acomodar em meio a planta, sobre a terra e galhos que estão secas debaixo do vento. Dificultando assim a proliferação e sobrevivência das pragas. Além disso, a ventilação altera rapidamente a umidade em um jardim de forma que ele retira o ar úmido do ambiente.




As pragas estão por toda parte. Antes de sair aplicando inseticida deve se atentar aos detalhes listados acima. A prevenção ainda é o maior e mais eficaz forma de combater as pragas e enfermidades. 




sexta-feira, 17 de julho de 2015

Azamax

Entenda os Efeitos e o Uso do AZAMAX

O Azamax, é um produto seguro para usar nas culturas de hortifrúti e lavouras em geral. Por ser natural, o produto incorpora uma série de vantagens, como carência extremamente baixa – possibilitando o seu uso nos períodos próximos à colheita – e toxicologia muito reduzida, além de não deixar resíduos nos alimentos e não provocar impacto ambiental. “Trata-se de um insumo indispensável para os produtores preocupados em se adequar aos tempos de cultivo responsável, com respeito ao meio ambiente e foco na qualidade dos alimentos para os consumidores finais”, explica Gilson Oliveira, gerente de produtos da DVA. Azamax é um produto de altíssima qualidade.

Azamax funciona como um coadjuvante ao controle de pragas, integrando-se aos programas convencionais de manejo das culturas e com benefícios adicionais, incluindo a redução de custos de proteção das plantas. Além disso, ele dificulta a resistência das pragas, já que seu princípio ativo (azadiractina) é parte de uma complexa molécula.

Azamax tem ação direta na reprodução dos insetos, especialmente ácaros, tripes, pulgões, lagartas, minadores, grilos, coleópteros e cochonilhas



COMO ELE AGE

Primeiro, impede sua normal alimentação, cessando a transmissão de viroses às plantas; depois desregula o seu ciclo de desenvolvimento, evitando que os insetos pousem sobre as plantas tratadas; e, finalmente, interfere na reprodução. Por fim os insetos ficam debilitados e mais susceptíveis à erradicação pelos inseticidas convencionais. 

Azamax proporciona todos esses benefícios e não ataca os insetos benéficos”, ressalta Gilson Oliveira.

COMO USAR:

APLICAÇÃO FILIAR:          2.5 ml (preventivo) a 6 ml (combativo) por litro;
APLICAÇÃO EM SOLO:    4 ml (preventivo) a 6 ml (combativo) por litro;

Para casos específicos de SPIDER MITES (Ácaro de Aranha):
-        Os spider mites são as pragas mais comuns em cultivo indoor e uma das mais difíceis de combater e eliminar. O Azadiractina (componente ativo de óleo de Neem) é um dos inseticidas mais efetivos;

-        A melhor prática é a prevenção – aplique o produto no solo (em uma rega só de água) e borrife nas folhas e caules há cada 10-14 dias, como forma preventiva;

-        Mantenha o local de cultivo limpo e remova qualquer planta que esteja infectada;

O AZAMAX pode ser aplicado via foliar, em solo e em sistemas hidropônicos;

-        Livres de resíduos prejudicial para os vegetais, frutas, ervas, flores em geral;

-        Para melhores resultados, borrife no início assim que a atividade das pragas forem notadas;

-        Extensão ampla de pH no uso de 4.5 a 7.5 é aceitável – preferível pH de 5.0 a 7.0;

-        Borrife foliar deve cobri completamente a parte superior e inferior das folhas;

-        Aplique em intervalos de 7 a 14;

-        Repetição em intervalos pequenos são necessários para os pulgões (pseudo-coccidae);

-        Aplique pelo menos 2 a 3 vezes para ver a redução na população das pragas;

-        Busque estágios imaturos das pragas;

-        Compatível com todos os nutrientes para as plantas;

-        O Azamax pode ser aplicado em conjunto com outro pesticida de acordo com as instruções da embalagem;

IMPORTANTE:

- Para Out-Door, recomenda-se aplicar bem no início da manhã ou final de tarde, após as 17h00;

- Para InDoor, recomenda-se desligar as lâmpadas e deixar ventilação moderada até que a planta absorva a solução.

ITENS RELACIONADOS:

Pulverizador: Usado para pulverizar a solução com azamax;



Armadilha Adesiva AmarelaA armadilha painel amarelo é recomendada para monitoramento de população de insetos como mosca branca, minadora, pulgão, fungus gnat, cigarrinha, vaquinha e diversos outros insetos de vôo fraco.



Armadilha Adesiva AzulA armadilha painel Azul é recomendada para monitoramento e captura de Trips.